Licopeno: previna-se do câncer e do envelhecimento

951850_85357604O que é o licopeno? Por que ele é importante para o organismo?

É um carotenóide que dá a cor vermelha a alguns alimentos. Por ser um antioxidante, é importante na prevenção do envelhecimento precoce e de alguns tipos de câncer.

Em que alimentos podemos encontrá-lo? O tomate é a melhor fonte de licopeno?
Sua principal fonte é o tomate, mas ainda podemos encontrá-lo na melancia, goiaba, mamão, beterraba e pimentão vermelho.

Ele é encontrado na mesma quantidade em alimentos sólidos e triturados? Ou ele perde suas propriedades ao ser processado? É verdade que a absorção do licopeno é maior quando o alimento é cozido? Por que isso ocorre?
Sim, pois ocorre o rompimento da parede celular, facilitando o contato do licopeno com a mucosa intestinal. Um exemplo: o tomate cru tem 13% do seu licopeno biodisponível, enquanto cozido tem 70% dessa biodisponibilidade.

Que doenças o licopeno pode prevenir?
O licopeno, por ser um antioxidante, pode contribuir na prevenção de doenças como o câncer, principalmente o câncer de próstata, conforme comprovado em alguns estudos.

Qual a quantidade recomendada diária de licopeno?
Existe ainda discórdia no que diz respeito à quantidade recomendada de licopeno, pois vários fatores interferem na sua biodisponibilidade. Alguns autores sugerem de 4 a 10 mg/dia, outros de 5 a 10 mg/dia e alguns em torno de 35 mg/dia. Assim recomenda-se estimular ingestão diária de fontes dessa substância, como molhos de tomate, polpa, purê e extratos.

Segue abaixo o teor de licopeno de alguns alimentos (em 100 g):
Tomate Fresco 3,1 a 7,74 mg
Tomate Processado 11,21 mg
Suco de Tomate Processado 7,83 mg
Sopa de Tomate Enlatada 3,99 mg
Pasta de Tomate Enlatada 30,07 mg
Catchup 16,60 mg
Melancia 4,10 mg
Mamão Papaia 2,0 a 5,30 mg

 
Cheap Web Hosting | new york lasik surgery | cpa website design