Antes da década de 1990, a maioria dos fisiculturistas e atletas de força seguiam uma dieta rica em proteína e carboidratos complexos e pobre em gordura durante o ano inteiro. Apenas o que variava, exceto quando a dieta era interrompida, eram as calorias - maior nível, quando queriam ganhar massa muscular, e menor, quando buscavam definição. Deste modo, o componente principal das dietas de força e massa muscular, especialmente entre fisiculturistas, consistia em uma alimentação de alto valor protéico, como claras de ovo (as gemas, por mais nutritivas que fossem, eram consideradas proibidas, pois continham gordura), frango sem pele grelhado ou assado, atum em água e, é claro, muita aveia e arroz.
Esta posição mudou na década passada. Desde que introduzi minha Dieta Anabólica na comunidade fisiculturista, no início dos anos 90, muitos atletas de força, e especialmente os fisiculturistas, abandonaram a popular dieta mais carboidrato/menos gordura e começaram a fazê-las com menos carboidrato e mais gordura, mantendo o nível de proteína alto. Estes fisiculturistas, e seus números, aumentam diariamente. Eles descobriram que podem ficar mais hipertróficos e definidos com a minha dieta do que com a "tradicional" dos fisiculturistas. Apesar de apresentarmos, adiante, o básico e a maneira de usá-la, meu último livro, Dieta Metabólica, publicado também por esta editora, traz a dieta de forma detalhada.
A Dieta Metabólica não é nova. Alguns dos princípios existem há várias décadas. Por exemplo, por volta dos anos 60, um grupo de fisiculturistas utilizou uma dieta pobre em carboidrato com grande sucesso. Entretanto, essa não era bem aperfeiçoada na época, nem apresentava os aspectos críticos da manipulação hormonal e estimulação adicionados por mim. Ela se concentrava no consumo de carne, com poucos carboidratos, e os fisiculturistas se alegravam ao manter a musculatura no máximo, com pouca gordura corporal.
De fato, a dieta apresentou alguns homens altamente hipertrofiados na década de 60. Eles não tinham todos os componentes da dieta perfeita e nem ficavam com a aparência "super definida" dos fisiculturistas de hoje em dia. Mas, mesmo assim, esta dieta produziu alguns homens bem musculosos. Infelizmente, este tipo de dieta, que apregoava carboidratos de alta complexidade, muita proteína e pouca gordura, foi eliminado pela comunidade do fisiculturismo tão completamente que estas primeiras experiências de aproximação com o alto consumo de gordura foram banidas.
Como geralmente acontece, os profissionais buscavam alternativas ao movimento de alto consumo de carboidrato, e a dieta rica em gordura e pobre em carboidrato era ignorada pela maioria. Fui exceção. Comecei trabalhando com a dieta como levantador ativo de pesos na década de 70 e utilizei uma versão mais antiga da Dieta Metabólica no caminho para vencer o campeonato mundial de levantamento de pesos, em 1976, e os jogos mundiais, em 1981.
8- A História da Dieta Metabólica
Posted by meiresites on 14:18

