Alimentos que aceleram o metabolismo

Existem alguns alimentos que, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, ajudam a eliminar peso, pois possuem propriedades que aceleram o metabolismo e proporcionam uma maior queima de gorduras e calorias.
- Proteínas: esse macronutriente ajuda a acelerar o metabolismo, por ser um nutriente de difícil digestão, exigindo mais energia do organismo para quebrar os aminoácidos. “Segundo pesquisadores, a ingestão diária de proteína promove uma queima de 150 a 200 calorias extras no dia”, afirma a nutricionista Fernanda Granja.
- Cálcio: existe uma relação inversa entre cálcio e obesidade. O cálcio da dieta, principalmente de origem láctea, é capaz de inibir a formação de gorduras e estimular a lipólise, ou seja, quebra de gordura corporal. “De acordo com um estudo realizado na universidade de nutrição do Tennessee, a ingestão de cálcio ajuda a acelerar o metabolismo, pois este nutriente ‘avisa’ o corpo para queimar de maneira mais acelerada a gordura corpórea”, explica Fernanda.
- Canela: por ser um alimento termogênico, ou seja, por aumentar a temperatura corporal, a canela faz com que o metabolismo também seja aumentado, a fim de tentar restabelecer a temperatura padrão.
- Pimenta: a capsaicina, princípio ativo da pimenta parece ter efeito na perda de peso e no combate do acúmulo de gordura corpórea. “A capsaicina usa a gordura do organismo para gerar energia. Ela ainda ativa a colecistoquinina, que é um hormônio relacionado à sensação de saciedade. O consumo diário de 3 g pode aumentar em 20% o metabolismo”, esclarece a nutricionista.
- Gengibre: segundo um estudo publicado pelo Jornal Internacional da Obesidade em 1992, ao consumir o gengibre o organismo usa mais energia, acelerando o metabolismo e consequentemente queimando mais calorias. Outro estudo demonstrou que o consumo de gengibre pode aumentar o metabolismo em 20% devido à ação do zingiberine, composto ativo do gengibre.
- Laranja Amarga: o pó da laranja amarga aumenta a taxa metabólica, por possuir diversos compostos que estimulam a queima de calorias corpórea.
- Vinagre de Maçã: atua como aliado do organismo, acelerando o metabolismo.
- Água Gelada: beber água gelada aumenta o metabolismo, pois ele precisa gastar energia para igualar a temperatura da água com a do corpo.
- Chá Verde: é produzido a partir das folhas da Camellia sinensis. Tem a propriedade de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura corporal.
- Chá Branco: assim como o chá verde, o chá branco é extraído da mesma planta, porém de uma forma diferenciada. É extraído antes que as flores desabrochem, e quando os brotos ainda estão protegidos por pelos finos. Por ser retirado da planta mais jovem, ou seja, ainda verde, tem a mesma ação do chá verde de acelerar o metabolismo, porém mais potente. E só pode ser fabricado uma vez ao ano.
- Chá Preto: utiliza as mesmas folhas do chá verde e branco, porém mais oxidadas.
- Cafeína: composto químico que pertence ao grupo das xantinas, encontrada em mais de 60 tipos de plantas, que acelera o metabolismo. Encontrada por exemplo no café, em refrigerantes de cola, chá mate, entre outros.
- Guaraná em pó: contém cafeína em proporções maiores até que no conhecido café, além disso, também contém teobromina com propriedade semelhante à da cafeína, assim o guaraná também acelera o metabolismo.
- Guaçatonga (Casearia sylvestris): ativa a digestão das gorduras e tem efeito diurético.
- Óleo de coco: produtor de energia do organismo tendo o poder de acelerar o metabolismo.
- Couve: rica em vitaminas e minerais, desintoxica o organismo e aumenta o metabolismo celular.
- Abacaxi: rico em fibras, ajuda a acelerar o metabolismo.

 
Cheap Web Hosting | new york lasik surgery | cpa website design