Alimentos termogênicos ajudam na perda dos quilinhos extras

A propriedade de acelerar o metabolismo contribui para o emagrecimento, mas consumo deve ser combinado com exercícios físicos.
As festas de final de ano ficaram no passado, mas os quilinhos adquiridos na comilança começam a incomodar. Livrar-se deles não é nada fácil e tampouco rápido. Mas há meios ao alcance de qualquer pessoa para acelerar o processo de afinar a silhueta e desintoxicar o organismo dos excessos: são os alimentos termogênicos.
A nutricionista Bruna Galdiano, da Rede Giovannetti, explica que os alimentos termogênicos ativam a circulação e aumentam a temperatura do corpo, fazendo o metabolismo trabalhar mais rápido na queima de calorias e consequente perda de peso. Mas ela alerta: “eles não fazem milagre e nem proporcionam grandes efeitos. Para que funcionem bem, devem ser associados a uma dieta balanceada e a exercícios físicos”.
De acordo com ela, não existe uma fórmula exata a respeito da quantidade desses alimentos que devem ser ingeridos diariamente para dar uma forcinha no processo de emagrecimento. Nesse caso, predomina o bom senso, ressaltando que o consumo só deve ocorrer em pessoas sem qualquer restrição médica. Como exemplo, a nutricionista destaca quem tem problemas de tireóide. “Algumas disfunções da tireóide já aceleram o metabolismo, e nesses casos, a ingestão dos termogênicos não é recomendada”, disse ela.
No entanto, ela recomenda um cardápio balanceado com a inclusão de alguns desses alimentos para ajudar na perda de peso. “São muitas as opções que podem ser usadas em saladas, sucos e em pratos do dia a dia. Além dos termogênicos existem alimentos que melhoram o funcionamento intestinal, ou desintoxicam e fazem uma limpeza na rede linfática”, afirmou a profissional.
Como exemplo, Bruna elaborou uma sugestão de cardápio para o Verão, muitos deles presentes nos cardápios da Rede Giovannetti, com alguns dos ingredientes termogênicos, abaixo sublinhados:
Cardápio
Café da manhã:
Torrada integral com queijo branco
Suco de laranja com lascas de gengibre
Café
Lanche:
Chá verde
Banana
Almoço:
Salada de acelga com tomate com vinagre de maçã
Salmão temperado com gengibre
Brócolis na manteiga
Arroz
Lanche:
Vitamina de frutas com leite desnatado
Jantar:
Arroz
Salada de folhas e cenoura temperada com vinagre de maçã
Pimentões recheados com ricota
Filé mignon acebolado
Suco de laranja
Ceia:
Chá verde
Exemplos de alimentos termogênicos: pimenta, pimentão, chá verde, gengibre, canela, vinagre de maçã, guaraná em pó, laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau), algas, soja, brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve e acelga.
Exercícios físicos
A dieta para perda dos excessos e de desintoxicação dos estragos das festas deve ser acompanhada de exercícios físicos, sem os quais o processo fica praticamente anulado. Um dos métodos mais infalíveis é o programa de condicionamento físico que combina exercícios para aumentar a resistência e a força muscular.
Os programas de condicionamento físico quando realizados com orientação de um profissional também são grandes aliados da boa forma física. O fisioterapeuta e professor de educação física da Academia Hammer Sports, Gustavo Lopes explica que além do ganho de gorduras, a má alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas levam o organismo a reter líquido. Por isso, as pessoas ficam com a aparência inchada. Para a eliminação, tanto das gorduras como do líquido, a indicação são os exercícios aeróbicos como o spinning, a esteira, o jump, além dos realizados dentro da água, como a natação, a hidroginástica e o deep running. “No Verão, as atividades na água são as mais recomendadas, pois se tem um melhor controle térmico do corpo e o funcionamento do rim é estimulado. Desta forma, as toxinas são eliminadas mais rapidamente”, esclarece Gustavo. O recomendado é praticar exercícios diferentes pelo menos três vezes por semana com duração mínima de uma hora.

 
Cheap Web Hosting | new york lasik surgery | cpa website design